Prototipagem rapida

Conceito

pecas03Conceito

O termo prototipagem rápida designa um conjunto de tecnologias usadas para se fabricar objetos físicos, diretamente a partir de fontes de dados gerados por sistemas de projeto, auxiliado por computador (C.A.D). Tais métodos são bastante peculiares, uma vez que eles agregam e ligam materiais, camada a camada, de forma a constituir o objeto desejado. Tais métodos permitem criar rapidamente protótipos concretos a partir de projetos, ao invés de figuras bidimensionais. Esses modelos apresentam diversos usos. Constituem um auxílio visual excelente durante a discussão prévia do projeto com colaboradores ou clientes. A verdade é que os protótipos sempre foram necessário; os processos de prototipagem rápida permitem que eles sejam feitos em menor tempo e de forma mais barata. De fato, estima-se que a economias de tempo e de custos proporcionada pela aplicação das técnicas de prototipagem rápida na construção de modelos sejam da ordem de 70 a 90%.

Todos os processos de prototipagem rápida atualmente existentes são constituídos por cinco etapas básicas:

1. Criação da peça que está sendo projetada em um arquivo CAD (arquivo 3D compreendido pela máquina)
2. Conversão do arquivo CAD em formato STL, própria para ser interpretado pela impressora 3D
3. Uma vez na máquina, há o fatiamento do arquivo STL em finas camadas transversais
4. Construção física do modelo, empilhando-se uma camada sobre a outra, até a peça toda ser impressa
5. Limpeza e acabamento do protótipo feito manualmente.

 

Desenvolvimento de Embalagens

desenvolvimento01A possibilidade da materialização da criação de uma embalagem em um produto piloto que espelha o roduto final, faz com que os clientes aprovem com mais segurança seus projetos e possam antever possíveis erros de design ou de funcionalidade, reduzindo os prováveis custos de ajustes dos projetos em produção.

A utilização dos protótipos no desenvolvimento de embalagens vem se tornando, cada vez mais, um importante atalho para aprovação de um projeto, uma vez que o protótipo permite analisar desde a parte visual até a parte técnica da embalagem a ser criada.


Benefícios do Protótipo - Parte Visual

- Design do  frasco
- Cores finais da embalagem
- Posição e  tamanho de logotipos, com ou sem relevos

Benefícios do Protótipo - Parte Técnica
- Forma e funcionamento da tampa da embalagem
- Medição de ml previsto para a embalagem
- Dimensões medidas e sentidas fisicamente

Peças Técnicas

pecas01Testar produtos e serviços para corrigir possíveis falhas é essencial para um negócio

A criação de protótipos para simular a aceitação de um produto é tão importante quanto fazer um estudo do mercado antes de lançá-lo. 

Isso pode evitar custos desnecessários  e ações incorretas.

 

 


[gallery columns="2" ids="95,96,97,98"]

O mercado de projetos industriais têm se beneficiado cada vez mais com a tecnologia 3D para criação de uma peça piloto, que represente integralmente a peça final do projeto.

O uso da impressão 3D para protótipos industriais vem possibilitando uma redução considerável nos custos finais do projeto, uma vez que essa peça piloto materializa em forma, e muitas vezes em funcionalidades, o projeto final.

Pontua-se também a questão de agilidade em correções solicitadas com o trabalho ainda em arquivo, onde já  se consegue ter uma idéia do projeto final através de imagens 3D do produto, possibilitando que ajustes possam ser  realizados de forma bastante rápida.

Maquetes

maquete01A impressão 3D tem revolucionado a área da construção e reprodução de maquetes. O trabalho realizado pela impressora é tão perfeito que permite inserir mobílias nos espaços de uma casa ou apartamento, e tudo é impresso com riqueza de detalhes e cores.

O uso das maquetes normalmente ocorre em novas construções para que seus compradores possam antecipadamente visualizar e até mesmo se apaixonar pelo seu futuro imóvel. Porém é um recurso muito interessante para eternizar monumentos em diferentes tamanhos, como esta maquete em miniatura, da Catedral da Sé, produzida pelo artista Alexandre Leonato.

 

2013 © Todos os direitos reservados.